27 de janeiro de 2010

OS RIOS

Hoje quando vi o sol surgindo quase tímido, mostrando a silueta do Morro da Lapinha (recanto onde, na minha infância, constumava caçar passarinho, gambuim e pinhas silvestres), recordei que em muitas dessas aventuras incluíamos tomar banho no rio, em locais que chamávamos "Rio de Beza", "Paraíso","Rio de 'Zabel", "Rio da Ponte", "Cortume", "Areiada" e em tantos outros lugares que nomeávamos o nosso precioso Rio Pardo.

Então, voltei o pensamento para meu período escolar quando, diante do sol ardente de setembro, com a mesma turma de amigos, pulávamos o muro da escola para "aliviar o calor" nas águas pardas do rio. Bons tempos aqueles!

Isso me levou a observar o quanto é interessante a relação que tínhamos e temos com o Rio Pardo! (Particulamente, a minha convivência com esse rio!) Tudo faz lembrar momentos de tristeza, de alegria, encantamento, liberdade, descobertas, fantasias... Ele nos fez e nos faz experimentar de tudo um pouco! De certo modo, uma escola ao céu aberto para o aprendizado da vida.

 
A partir desse momento as palavras de Heráclito de Éfeso - "Ninguém se banha no rio duas vezes porque tudo muda no rio e em quem se banha". - ressoaram do subconsciente me transportando para uma reflexão sobre os caminhos que nos levam ao aprendizado e a forma como aprendemos.

E nesta manhã de janeiro, os primeiros raios de sol me tocaram com uma saudade daquilo que o rio levou (tanto o Rio Pardo como o Rio do Tempo, o Rio da Vida...). Mas uma saudade boa que me fez perceber que o Rio da Nossa Trajetória é semelhante a todos esses rios que convivemos e/ou guardamos na memória. Eles estão em constantes mudanças e, uma vez que nos relacionamos com eles, ambos dexamos de ser os mesmos. E assim segue o curso da vida numa constante interação e troca de experiências, transformando e sendo transformados.

Penso que educar deva ser como todos esses rios. Pois onde há interação, mudança e recíproca, onde se experimenta sentimentos agradáveis, há aprendizado.

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei...
Com essas palavras tão bonitas e verdadeiras, vc consegue nos mostrar a necessidade da renovação, do seguir em frente e acreditar que os obstáculos presentes no "Rio da Vida" fazem parte do nosso crescimento, não somente como educadores, mas tbém com homens, que acreditam num mundo melhor!!
Amei os dois na foto, e o pessoal de fundo tbém!! Maravilhosa!!
Obrigado!!!

Pereira disse...

Olá!, Já somos Parceiro com sou dono Site do Pereira. Tenho outro Site e gostaria de saber se aceita parceria ( TROCA DE LINK OU BANNER ) com o Site do Estudante www.videoaulaestudante.com

Meu Link ou Banner está no

http://www.videoaulaestudante.com/parceiros.html

para inserir no seu Site ou Blog

Favor enviar endereço de um ou mais Sites ou Blogs que foi inserido o meu link ou banner.

se positivo, Favor enviar email contato@pereiraaps.com

para eu inserir seu link ou banner no meu site.

OBS: Por favor dizer qual é a sua preferencia se é Link ou Banner.

Esta é uma maneira de nos se destacar no Google

Agradeço

Pereira