8 de setembro de 2014

Sobre a 4ª Virada Cultural de Bom Jesus da Lapa



No dia 05/09/2014 estive no Oeste baiano, onde pude prestigiar a 4ª Virada Cultural de Bom Jesus da Lapa. Cujo evento, realizado de 05 a 07 de setembro, na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, consistia em promover shows, dança, teatro, cinema, exposição de artes visuais, apresentação das manifestações populares dos quilombos, oficinas produtivas de estética afro, máscaras em argila, artesanato em fibra de bananeira, feira de agricultura familiar e artesanato, valorizando a cultura do entorno do rio São Francisco.

Na oportunidade, conheci o “espetacular” trabalho da Cia de Teatro Mistura de Ibotirama — trupe bem entrosada e de grande habilidade em interagir com a plateia — que se apresentou em plena praça pública, conquistando a atenção de todos. Gostei da boa adaptação de “O Auto da Camisinha”, que aborda com criatividade e caráter educativo a importância do uso do preservativo nas relações sexuais, orientando os espectadores quanto ao sexo seguro e a prevenção das DSTs.

Fiquei extasiado com a qualidade das atividades desenvolvidas. E percebi, através da participação da comunidade local, que muitos ficaram mais cientes do valor inestimável da nossa cultura popular, da nossa identidade cultural; que a arte deve ir à praça, onde o povo está. Pois, como disse Castro Alves: “A praça é do povo, como o céu é do condor”.

Com certeza, este projeto também foi abençoado pelo "poeta abolicionista" e o nosso Bom Jesus da Lapa.

Nenhum comentário: