24 de outubro de 2013

O POETA E SUA ESSÊNCIA


        Outro dia alguém me perguntou:
- O que te motiva fazer poesia?
        Respondi:
- A vida. Pois, não faço poesia. Eu apenas retrato, ou melhor, um lapido o que a vida nos oferece. Há poesia em toda parte. A diferença está no modo como enxergamos.
        O sujeito parecia não entender muito bem. Então, continuei:
- Vejo poesia em tudo que me cerca e em tudo que meus sentidos possam experimentar. A poesia é minha parceira fiel. Ela nunca me abandona. Está no meu sono, no meu despertar, no meu trabalho, nas minhas angústias, nas minhas conquistas, no meu modo de encarar aquela que é a maior de todas as poesias - a vida. Sou muito grato por me sentir transmissor disso. Em tudo que faço, vejo poesia. Ela nunca se afasta de mim.
        Não querendo alongar mais a conversa, ele soltou esta:
- Estão, qual a essência do poeta? Acaso, é somente a vida?
        Disse-lhe:
- Não. A essência do poeta está em revelar a poesia que há na vida, mas poucos conseguem ver.

Nenhum comentário: