15 de outubro de 2010

A LIÇÃO É UMA SÓ

Hoje, dia dos professores - da minha tão honrada profissão -, estive a manhã quase que inteira sem palavras. Não sabia o que dizer para os nobres colegas de profissão. Não queria ser redundante, mas nessas horas a redundância é o que nos salva e acaba por transmitir com sinceridade aquilo que realmente queremos dizer. E da essência do Talmude vieram-me as seguintes palavras: "Quando virdes um aluno que carrega as lições como se fossem barras pesadas de ferro, sabei que isso se dá porque o seu mestre não o assiste com bondade e paciência".

Neste 15 de outubro, penso na árdua tarefa de ensinar e do ser professor nos dias atuais (e, silenciosamente comigo, indago: "quem é o professor de hoje e o que ele consegue ensinar?").

Contudo, são divagações que tento não me apegar. Não conseguiriam expressar o quanto é saboroso ensinar.

Pois bem, que neste dia o professor, mesmo sendo lembrado pela a sua importância na construção das sociedades, isso não tem o mesmo valor do quanto seria gratificante se conseguíssemos incutir em todos os nossos alunos que o processo de aprendizagem é delicioso; e que nesse processo está envolvido o que há de mais valioso no mundo: o amor.

Quando todos passarem a compreender que através do amor o aprendizado é para toda a vida, quem sabe deixaremos de ter alunos que carregam suas "lições como se fossem barras pesadas de ferro"?!

A lição é: exercitar mais a palavra e o sentimento amor em sala de aula. Com amor, tudo vencemos e tudo conseguimos. Com o exercício do amor, o dia do professor será lembrado de modo especial. E ser lembrado é maravilhoso, nem que seja por um dia! Mas o extraordinário é ser lembrado por toda uma vida e por tudo aquilo que conseguimos fazer de bom - no nosso caso, ensinar.
FELIZ DIA DO PROFESSOR!

Nenhum comentário: